Autor: Dryan
Quando os primeiros helicópteros totalmente controláveis surgiram no
início da década de 40, o principal objetivo era ter uma máquina capaz
de pousar e decolar verticalmente, velocidade era uma consequência.
Em 1946 o helicóptero Bell-47B já alcançava 140km/h com duas pessoas a
bordo e mais a frente no final dos anos 50, algumas aeronaves com 44
lugares atingiam até 260km/h e esse foi o limite. Nenhuma aeronave
conseguia ultrapassar 300km/h. Mas por quê?
A aerodinâmica era o principal problema.
Quando o helicóptero decola para um voo pairado, as pás girando
encontram o vento com a mesma velocidade e dessa maneira elas conseguem
gerar sustentação, jogando o ar para baixo e impulsionando a aeronave
para cima, simples.
Contudo no momento em que o helicóptero começa a deslocar para frente é que começam os problemas. A pá que se move na mesma direção da aeronave é chamada de pá que avança e aquela q se move na direção oposta, pá que recua.
Foto: Wikipedia
Quando a aeronave está deslocando-se para frente a pá que avança recebe o
vento que está vindo de encontro a aeronave e ganha mais sustentação do
que a pá que recua, que está deixando o vento. Como medida para atenuar
essa dissimetria, os engenheiros criaram um sistema de pás como se
fosse uma gangorra. A pá que avança levanta e a pá que recua abaixa
ganhando sustentação.
Esse movimento é chamado de batimento e resolveu parte do problema já que sempre existirá uma limitação.
O problema persistia ainda no fato de que com o aumento da velocidade
a ponta da pá que avança começa a entrar em regime supersônico,
alterando a compressibilidade do ar e toda a aerodinâmica para a qual a
pá foi desenhada. A pá que recua por sua vez perdia eficiência chegando a
estolar completamente.
Para tentar resolver essas questões, no final da década de 70 a
Westland Helicopter fez um joint venture com a Royal Aircraft
Establishment e definiram uma pesquisa chamada de BERP (British
Experimental Rotor Programme). O principal objetivo da pesquisa era
aumentar a velocidade e a capacidade de carga dos rotores.
Foi aí que surgiu o helicóptero Westland Lynx com um design de pá eficiente para altas velocidades e material composto mais resistente à fadigas.
Em 1986 essa aeronave atingiu 400.89Km/h em um trajeto de 16 milhas náuticas . O record foi mantido desde então.
Outras empresas tentaram fazer o mesmo, unir a versatilidade do
helicóptero com a velocidade do avião. A Sikorsky Aircraft nomeou sua
pesquisa de ABC (Advancing Blade Concept) e criou a aeronave S-69 que
atingiu 296km/h
Em 2008 a Sikorsky realizou um voo com a aeronave X2 e desde então
vem fazendo testes para melhorar sua performance. No dia 15 de Setembro
deste ano a empresa revelou que alcançou 460km/h com seu equipamento,
vencendo o antigo record do Lynx.
A Eurocopter para não ficar atrás revelou essa semana que há três
anos está pesquisando helicópteros de alta velocidade e liberou fotos e
vídeo da sua aeronave conceito em voo de teste. A aeronave apelidada de
X3 (H3 na sigla em inglês, derivada de High-speed, long range, Hybrid
Helicopter) ainda não efetuou voos de alta velocidade.
Fonte: avioesemusicas.com
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