terça-feira, 4 de outubro de 2011

Piloto de Girocóptero Parte para Tentativa de Voo ao Redor do Mundo

O piloto de girocóptero Norman Surplus, de Larne, no extremo norte da Irlanda, parte para sua tentativa de volta ao mundo com sua aeronave Gyrox MT-03 de dois lugares, equipada com um motor de 115hp Rotax 914UL.

Norman está tentando bater o recorde mundial absoluto e único de circunavegação terrestre com um girocóptero, ou Autogiro, (sub classe E-3) definido pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI), órgão responsável por auditar os recordes mundiais.

 
Ele decolou de Larne, em direção sudoeste pela Escócia e Inglaterra antes de rumar para o sul em direção a França, Itália e ilhas Gregas, então cruzará o Mediterrâneo até o Egito. Sua rota o levará sobre a Arábia Saudita e cruzará o Golfo de Omã para chegar ao Paquistão, Índia, Bangladesh, Birmânia, Tailândia, Malásia, Filipinas e Taiwan até o Japão e suas ilhas do Pacífico. Do Japão ele voará para Rússia antes de cruzar o Estreito de Bering em direção ao Alasca, Canadá, e então cruzar o Oceano Atlântico via Groelândia, Islândia, as ilhas Faroes e  Hebrides para chegar no noroeste da Escócia e então voar de volta para o extremo norte da Irlanda.

A entrada em cada país será através dos aeroportos, com serviços alfandegários, mas a capacidade única de pouso dos girocópteros permitirão um maior número de opções a serem exploradas nos voos domésticos. O tempo para bater o recorde foi calculado para evitar o início da temporada de monções na Índia e para ter certeza que os voos sobre o Estreito de Bering e no Atlântico Norte sejam realizados durante os longos dias do verão.

A jornada deverá durar 115 dias, voando uma média de 300 milhas por dia, acumulando aproximadamente de quatro a cinco horas de voo a cada 24 horas. Estão incluídos nos 115 dias, os 15 dias que estão sendo levados em conta de condições meteorológicas ruins ou outros acontecimentos não previstos.

O Gyrox possui tanques de combustível Turtle-Pac desmontáveis para aumentar a autonomia padrão de 261nm (483km) para 696nm necessário para cobrir certos trechos de voos mais longos sobre mares e oceanos. Outros opcionais para o voo incluem um sistema de localização pessoal McMurdo FastFind Personal Locator Beacon, um rádio VHF e um transponder radar Mode S, duas unidades de GPS Garmin 496, além de outros equipamentos de navegação e para aumentar a segurança. Apoio técnico e modificações pré-voo foram efetuadas pela RotorSport UK, a qual também providenciou um serviço de apoio durante os voos.


Para quem quiser acompanhar o trajeto do aventureiro, basta visitar seu blog oficial ou site: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário